terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tempo de Vida

Alguns especialistas dizem, que para a pessoa ter uma plena saúde, ela precisa de tempo! Mas que tipo de tempo?! Tempo vago, tempo ocioso, tempo trabalhado, tempo corrido... Pesquisas mostram que pessoas relativamente saudáveis, usufruem de um bom tempo disponível para "viver", afinal o melhor plano de saúde é viver, mas essas pessoas aproveitam seu tempo de que forma?! Eu não tenho base ou formula científica da vida de tais. Mas quero dar o meu pitaco e apresentar uma matemática simples, que mostra, tempo, saúde, dinheiro e ócio!

Todos nós, quando atingimos a fase adulta, possuímos algumas responsabilidades, tais elas ocupam grande parte da nossa vida. Trabalhos, estudos, familia e planos! Poucos critérios, mas que precisam de um bom tempo para serem bem administrados. Mas no sistema em que vivemos, e a nossa forma cultural, não permite tempo para a nossa saúde, seja física ou mental.
Um trabalho ocupa em média de nove à dez horas, os estudos cinco horas, dedicação a nossa familia em torno de duas horas, planejamentos e relação umas três horas e não podemos esquecer nossas oito horas de sono. Vejamos só, vinte e sete horas em apenas um dia. Mais do que nosso movimento de rotação permite, e é claro, sem tempo para a saúde!

Eu particularmente, em minha formação, preciso me utilizar muito do ócio criativo para ter idéias e inspirações, isso não quer dizer que eu fique de bobeira com a hora do planeta, mas tenho um tempo para pensar em mim, satisfazer a minha saúde. Tenho um bom planejamento de horário, e um horário bem flexível quanto as minhas obrigações e deveres. Mas e quem não tem?!

Trabalha em sistema industrial, estuda em sistema industrial, se dedica em sistema industrial. Onde fica a satisfação dessa pessoa? No dia do pagamento?! Creio eu que não compensa. Já dizia o sábio, mas vale uma boa saúde e viver do quer se matar em trabalho e estudo e morrer como tantos! Um pouco infame, mas verdadeiro.

Uma larga escala industrial não está nem ai com a saúde de seus funcionários, até porque existe muita mão de obra querendo dar sua saúde por trocados. É um fato, é uma realidade, e que infelizmente não será mudada! Mas o porque de tantas palavras ditas se é tudo em vão?! Nem tudo amigos.
Aprenda a planejar o seu tempo, mesmo com vinte e sete horas, coloque um espaço para você, para o seu ócio. Todo o ser humano tem capacidade física e mental para criar e imaginar. Você não está perdendo tempo fazendo isso, você apenas está aplicando uma terapia que o seu tempo "real" não permite. A sua saúde não interessa a ninguém, então você é o único responsável por ela, e se não a der tempo o prejuízo será somente seu.

Resumindo isso tudo: Planeje o seu tempo, mesmo sem flexibilidade, ele é o seu maior amigo, e o seu pior inimigo. Não queremos que ele lhe faça mal... Apenas jogue ao seu favor, o que tem atormentado e me ouso a dizer, matado, muitos por ai!

3 comentários:

Isa e Nina disse...

Te seguindo! Quero passar mais aqui pra poder ler com calma teus textos. Beijos

Mother disse...

Essa é uma reflexão extremamente pesada: TER TEMPO. Percebo de alguns anos pra cá, ele parece estar contra nós. Chegou dia 1º, logo é dia 30. Acordamos as 6h, logo são 22h e vamos seguindo, num ritmo louco, frenético e preenchendo as lacunas para dar conta de tudo. Hoje eu já "quase" faço tudo que quero. Falta pouco, mas é necessário muiiiiiiiiito planejamento. E o principal, lembro-me sempre de viver, de ser mãe, de ser parceira, de falar e de ouvir, de papear, de rezar, de mim. O meu segredo muito particular é que faço o que amo. Isso pra mim é VIVER.

Anônimo disse...

Filho uma vez escutei de um Chefe de antigo trabalho que o Tempo não se adequa a ninguém , nós é que temos que nos adequar a ele , ninguém no mundo tem 1 minuto a mais ou seja é igual para todos . Claro que para aproveita-lo ao máximo temos que ter disciplina e objetividade em nossas tarefas diarias , com isso consiguiremos ver com tanta beleza o quanto é bom sentir o tempo passar .
Parabens , Que DEUS te abençoe .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...