quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Olha a chuva!

São Pedro já tinha avisado no ano passado em meados de abril senão me engano, a força da sua chuva e o estrago que ela pode fazer em terras cariocas.

Um problema recorrente que os cariocas enfrentam ao longo dos anos, mas isso não é só privilegio nosso, são as enchentes. Existem certos pontos do Rio de Janeiro, que uma chuva um pouco mais forte, é capaz de atrapalhar totalmente a passagem de carros e pedestres. Isso é até um problema "aceitável" imagino o quão seja difícil acertar todo um sistema de drenagem e fluvial para o escoamento de tanta água que é imprevisível, sabemos que a chuva virá, mas não quanto!
Agora meus caros leitores, como todos que presenciamos o caos que se estabeleceu na cidade no ano passado, tivemos uma pequena amostra do que pode vir a acontecer! São 267 mortes no estado por uma chuva que ocorreu ao longo desta noite do dia 11 para o dia 12, olhe a expressão desses números.

O governo e as prefeituras, viram o que aconteceu ano passado, ambos sabiam dos problemas que poderiam ocorrer caso outra chuva parecida viesse, sabiam da responsabilidade que teriam com os moradores destas regiões, e o que fizeram? Esperaram o outro verão chegar, com um calor que alastra a cidade fortemente e viram no que deu. Até eu que não sou meteorologista, sabia que isto iria acontecer.

Guardaram muito prestigio internacional, pra pouco trabalho estadual e municipal, dizem que errar uma vez é humano, mas errar duas vezes já é burrice. E sabem o pior disto tudo meus caros leitores? Vai continuar da mesma maneira, o sistema até tenta implantar ferramentas para informar áreas de riscos de desabamento e só. Apenas informam, mas atitudes e planejamentos não há.
O Rio de Janeiro continua lindo, até vir uma chuva e acabar com todo este prestigio. Espetacular cidade, fonte de riquezas e gente boa praça, até vir uma chuva e alavancar a revolta e a sua feiura. Realizadora dos jogos Olímpicos de 2016 e possivelmente palco da final da Copa de 2014, até vir uma chuva e os corpos mortos valerem muito mais que isso tudo.

Eu, e a grande maioria dos cariocas, se orgulha da nossa cidade, defendemos com unhas e dentes, mas por favor, não tirem nossos argumentos, estamos aos poucos nos livrando de uma cicatriz que foi durante anos uma marca no nosso estado, não venham com uma "grande novidade molhada" para atrapalhar nosso bom humor. Carioca até o fim, mesmo que soterrado em qualquer esquina.

Imagens: globo.com

4 comentários:

gfeldens disse...

Duas questoes me preocupam muito:
1- No lugar que desbarrancou, logo vai ter mais um fazendo casa e indo morar la. Desde que eu me lembro de ser gente, vejo todos os anos esses negocios acontecendo no RJ, em MG, esporadicamente em outras regioes. Isso so pode ser porque quando sai gente, vem outra.
2- Nao pode ter gente morando nessas encostas. Acho que os governos de Estado e Federal (sem apontamentos partidarios, é apenas uma opiniao minha mesmo hehe) deveriam criar um plano de realocamento compulsorio. Arruma outro lugar pra esse povo morar. Obrigatorio mesmo, igual imposto. Senao brasileiro nao obedece, nao quer. E se nao quiser, vai continua morrendo gente.
Deslizar terra é que nao vai parar.

Mother disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mother disse...

A pergunta que quer "FALAR":

Sabe-se que todos os anos em janeiro esse "evento" acontece... e que como tudo na vida, a prevenção é o melhor remédio... eeeeeeeeeeeeee... mas pra que né?! os parentes DELES estão bem guardados em casa muito bem guardadas... tem inúmeros voluntários para enviar material de todo tipo e ajudar... dá pra liberar PARTE do FGTS (partindo do pressuposto que todos tem)... não dá pra se preocupar com prevenir... não mesmo...
E nós, também não aprendemos... continuamos a jogar lixo nas ruas... que sabemos entupir os bueiros... e continuamos morando nas encostas... e jogando mais lixo... e que os heróicos rapazes da comlurb não conseguem dar conta da limpeza e ai sobra para os heróicos rapazes dos bombeiros que também não conseguem salvar todos... e daqui a pouco tudo isso passa e vamos esperar acontecer novamente em 2012, 2013, 2014 infinitamente... Acho que falei demais. Beijos my sun.

Pedro Henrique disse...

Não conheço o Rio de Janeiro, mas conheço muitas pessoas que vieram de lá para minha cidade, e só tenho ótimas recomendações dessa bela cidade! Acho que Devemos tomar conta dessa cidade pq ela não só traz popularidade ao Brasil mas tmb o país lucra muito com o turismo!
Mas a cima de tudo deve se reservar a vida dos cariocas!
Espero que em 2012 essa situação não se repita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...