quinta-feira, 6 de maio de 2010

Realidade x Ficção

Não é de hoje que a mídia nos traz a realidade fictícia. Seja ela com suas novelas, reality's shows ou até mesmo programas humorísticos. Mas o porque dessa verdade mentirosa? Pelo fato de vender.

A mídia não venderia tanto se mostrasse a realidade do dia-a-dia da população. Nossa população é abdicada por sonhos e fantasias que a grandiosa televisão nos proporciona. Não seria o máximo você tirar férias em uma casa cheia de lindas mulheres, com piscina, academia e que precisa apenas fazer a prova do saco para ganhar comida? Sim, seria ótimo. Mas a realidade não é assim! Temos que trabalhar para conseguir comida e conforto.
O fato de programas e novelas assim fazerem tanto sucesso é o nosso desejo de consumo para termos aquilo que nossos olhos vêem. Mas será que isso é importante mesmo para o nosso crescimento? Desejar uma coisa é muito diferente de batalhar por ela. Ou ficaremos lamentando "Ah, eu não tenho aquilo porque não tive oportunidade". A oportunidade não é feita apenas por um sorteio que você é selecionado para participar do programa. Oportunidades são caminhos a seguir para que alcance o sucesso.

A mídia continuará exibindo plataformas assim, e nossa população continuará assistindo (eu mesmo sou um deles). Precisamos apenas ter o discernimento para diferenciar o que é a realidade dos lucros televisionados e a realidade humana que nós vivemos.
Ilusão é imaginar que um dia irão bater na sua porta com uma mala cheia de dinheiro e pronto, todos os problemas resolvidos!

Continuem a assistir suas novelas e seus programas prediletos, o lixo que colocam em nossas cabeças já é cultural. Só visualizem uma coisa. Os donos de emissora estão cada vez mais ricos e as pessoas cada vez mais pobres culturalmente.

Solucionem o dilema realidade x ficção em suas cabeças para que parem de lamentar e batalhem por aquilo que seus olhos temem em querer.

4 comentários:

Laís Gomes disse...

Parabéns Poggian, tá se superando!!!
Beijão!

LEXUPLISH disse...

A frase: "Solucionem o dilema realidade x ficção em suas cabeças para que parem de lamentar e batalhem por aquilo que seus olhos temem em querer." Foi de extrema sabedoria e maturidade profissional. Parabéns, Beijos

instrutordanielpena disse...

Parabéns pelo artigo

Unknown disse...

Hoje a tv é o um dos principais se não o principal meio de comunicação, da vida doméstica, funciona como fonte de informação,meio de estudo, entreterimento...e é acessivel a todos!Mas é aí que a coisa começa a complicar, a maioria ve a tv e seus programas como companheiros para o resto da vida e seguem a risca tudo o que é dito nos mesmos! Mas será de verdade que alguém acredita que vai passar 3 meses numa casa perfeita e ficar milhonário no final!? Particularmente acho que mesmo com toda alienação o brasileiro sabe que aquela nunca será a sua realidade, e acompanha justamente por isso...pq ver as pessoas felizes,se divertindo, bebendo, casando no último capitulo, nos faz fugir um pouco do dia dia de fila no posto médico, bolso vazio e contas atrazadas. Vira uma vávula de escape, sinceramente nem sei se é tão ruim assim. Vai saber se essa ñ é a única alegria do dia.

(como sempre mais um post excelente, cada vez melhor!)
bjokas =*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...