quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O cego dos cegos

Diz a sabedoria popular que o pior cego é aquele que não quer enxergar e, fazendo uma adaptação para o mundo da bola, podemos dizer que o que mais temos por aí são cegos da pior espécie.

Já é um hábito (saudável, diga-se) de enxergamos o nosso time como aquele que é o melhor e maior em comparação com nossos rivais, independentemente do momento que esteja atravessando.

O que acontece com o Vasco em 2011 é exatamente isso. Eu sou Flamenguista e, como todo bom rubro-negro, jamais torceria para o time de São Januário ou diria em público que eles são ou estão passando por um melhor momento que o clube do meu coração. Porém, o que Juninho, Felipe, Dedé, Bernardo e cia estão fazendo esse ano é de tirar o chapéu.

É um time valente, corajoso e o principal, com atitude de campeão! O Vasco fez aquilo que 99% dos clubes morrem de medo de fazer: entrou em todas as competições que disputou para ganhar, independentemente de ser de fato o vencedor ou não.

O título da Copa Sulamericana não veio mas a campanha e, principalmente, a atitude dos cruzmaltinos são dignas de aplauso. A equipe entrou com força máxima, buscou a classificação e acreditou o tempo todo. Perder faz parte do jogo e, no caso do jogo contra La U, os adversários foram melhores. Isso acontece!

O que difere o Vasco das demais equipes atualmente é a postura. Os comandados de Cristóvão não tem medo de perder, vão pra cima e buscam o resultado independente de quem seja o adversário, se é o Friburguense ou o Barcelona e isso é admirável.

Eu tenho o Vasco como um exemplo a ser seguidos por outros clubes com elencos milionários, professores de luxo como técnicos e jogam de forma covarde, que abrem mão de competições por medo e acham que o simples fato de ‘não perder’ uma coisa linda!

Não acho que o Vasco será campeão do campeonato Brasileiro por N motivos que não cabem aqui serem discutidos. O recado principal que quero passar nesse texto é que, independentemente de tudo, 2011 foi sim o ano Vascaíno.

Para mim, como rubro-negro é extremamente difícil dizer isso, mas o Vasco está dando uma lição, não só ao Flamengo como a todos os clubes do Brasil, em como um campeão de verdade se porta. Parabéns, Vasco! Só quem não consegue reconhecer isso são os ‘cegos’ que não querem enxergar o óbvio.

PS: Pitacos pro jogo de domingo? Tô fora!!!



Leonardo Resende é jornalista formado e rubro-negro. Quer que o Corinthians seja campeão por conta da rivalidade local mas sabe reconhecer e parabenizar a supremacia do rival.

1 comentários:

REGINALDO disse...

Este olhar é justo!!Independente do time, somos brasileiros, e todos também técnicos de futebol, e o mais importante, amantes de um futebol bem jogado, da bolinha sendo bem tratada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...