domingo, 1 de maio de 2011

O país do jeitinho

Ontem na casa da minha namorada vi uma propaganda na qual nossa presidente da república faz uma bonita menção ao novo programa do governo chamado de PRONATEC. Um evento que assim como o ProUni inseri jovens carentes a escolas profissionalizantes em todo o país. E ai, logo ao fim do comercial questionei instantaneamente o comercial. Por que mais um programa deste?

Sim, o Brasil é um país de jeitinhos, o jeitinho brasileiro, já ouviu está expressão? Sim, como todo ser humano comum, volta e meia dou os meus jeitinhos, mas para coisas que realmente não tem tanto impacto em minha vida, o que há esta necessidade, eu resolvo o problema.

O programa PRONATEC é mais um investimento alto e preconceituoso que o governo atual investe, apesar do "sucesso" do ProUni nunca concordei com o mesmo, apesar de estar beneficiando os jovens que realmente necessitam, vocês os tiram a dignidade de uma infância mais confortável e digna para alçar vôos mais altos sozinho. Este é mais um beneficio que faz a nossa nação mais idiota possível. Vai ajudar quem precisa a conseguir vagas em escolas técnicas, sim, mas para que se esforçar? O PRONATEC te dá a vaga, você que é carente e necessitado.

O ProUni é um sistema comprovadamente fraudado por políticos e familias influentes que inserem seus jovens em faculdades particulares a troco de nada. Diversas denuncias já foram feitas, muitas investigações e provas concretas que o sistema apesar de na capa ser espetacular, por dentro é podre! Além de movimentar a corrupção, tira a real dignidade das pessoas necessitadas por entregar o peixe assado, sem espinha, cortado e já mastigado.

O PRONATEC será mais um jeitinho de ajudar o coitadinho. Dar aquela mãozinha pra ele entrar em uma escola técnica e se especializar em algo. O real problema disto tudo, a raiz de toda está equação nunca é foco da solução, que nada mais é que a pobreza e a miséria. O ideal com a vida das pessoas é dar um empurrãozinho aqui, uma ajudinha lá e ai vai meu garoto, anda nessa vida, todo cambaleando já que antes te deram tudo de mão beijada e agora você tem que batalhar para conquistar.

Bolsa Familia, Cotas, ProUni, PRONATEC... Programas do governo... Todos se enquadram neste estilo que acabei de citar.

Coincidentemente hoje vi um comercial da nossa presidente dizendo que seria sim capaz de extinguir a miséria. E se ela realmente conseguir, o que vai fazer com os programas que beneficiam os "miseráveis"? Já que é assim, de forma subliminar que isto tudo significa?

Vamos parar de dar jeitinho nas coisas importantes, vamos resolver o foco do problema, chega de gambiarra mal feita, chega de roubo, corrupção e idéia idiota!

8 comentários:

jessica disse...

É lamentável... ISSO É BRASIL Denis!


E teu blog cada vez melhor, parabéns!

Beijo,
Jéssica

sergio disse...

Aproveitando o ensejo, gostaria de comparar e pedir um post sobre as UPA's. Da mesma forma que todos esses programas do governo, tudo isso é uma máquina que trabalha 24h por dia para o bem dos bolsos da corrupção.

Levanta a cabeça Brasil, chega de hipocrisia!

Parabens pelo Blog Denis! Show!

Anônimo disse...

Aposto que seu pai pagou sua faculdade. Ai é fácil falar.

BrUnO™ disse...

infelizmente assim eh nosso país! Mais facil que arrumar o problema é incobri-lo dando falsas esperanças para um povo que so quer saber de facilidades no dia-a-dia (a grande maioria) por que se não fosse assim porque permitir que pessoas de grandes escolas particulares concorram com pessoas de miseras escolas publicas quando estas vagas são para pessoas carentes? Deveria no minimo haver um limite para pessoas que estudaram em escola particular... O governo deveria mesmo é investir em uma BOA EDUCAÇÃO para estas vagas serem disputadas de maneira justa mas... Tudo se dá um jeitinho e esse eh mais um deles... Jeiitinho de se chegar a lugar nenhum...

OTIMO POST!!!

Denis Poggian disse...

Sim, meu pai pagou e alias continua me ajudando a pagar minha faculdade. E porque isso facilita minha vida? Pq tenho condições de pagar? Da mesma maneira o sistema continua tirando a dignidade de todos os que não podem. Você que postou como Anonimo deve sofrer o mesmo, falta tanta dignidade que não quis sequer mostrar o rosto! Meus lamentos e desculpe pela verdade!

Denis Poggian

Mother disse...

Ótima crítica construtiva quanto aos programas do governo que estão realmente cheios de "boa intenção", mas a máquina que manipula acaba estragando uma coisa que realmente poderia ser boa. Mas é isso aí!!! Vamos levantar a cabeça e seguir em frente, porque somos mais que VENCEDORES.

Perfil disse...

Então,a idéia é boa! Apesar de não resolver os problemas da educação vamos considerar que pelo menos esta sendo dado algum passo. Sabemos que é uma forma de cala boca mas por outro lado que bom que estão proporcionando essa oportunidade porque apesar de poucos conseguirem entrar de forma justa os que conseguem se sentem realizados e finalmente podem ter uma esperança de futuro melhor.Vamos levantar a mão para o céu porque algum dinheiro que possivelmente seria desviado esta sendo utilizado em prol da educação.No mundo onde só se visa lucros o que nos resta é agarrar as poucas oportunidades da vida.

Perfil disse...

Não entendi qual é desse anônimo.
A surpresa deveria ser alguém de classe média se importando com os problemas do país.Ele esta criticando você?. Ele não consegue entender que suas criticas são construtivas que assim como muitos brasileiros queremos um país mais serio e compromissado quanto aos direitos e deveres. Serio não tem nada que me irrite mais do que não saber usar a inteligência a nosso favor. A proposta aqui anônimo não é acabar com o programa que no momento esta beneficiando e sim não torná-la a única solução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...