segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poderoso Humano

Toda pessoa, busca o seu prestígio pessoal. Seja no trabalho, família ou qualquer outra coisa de importância em seus valores. Mas até que ponto o desejo de sucesso, vira desejo de poder. O poder é sempre bom? Sempre sabemos dosar o nosso poder? É uma falha natural do ser humano, a palavra poder não quer dizer "fazer o que quiser".

O poder é uma jóia e de valor inestimável. Há guerras e intrigas por tão grandioso. Objeto de cobiça que na grande maioria das vezes é usado de forma errada. Não há limites, não tem medida, totalmente sem freio.
A palavra máxima para qualquer pessoa, ter o controle todo em suas mãos. O problema é que não lhe da o direito de fazer o que quiser. Quando se tem o controle, você precisa antes de tudo saber controlar. Vejo desde as coisas mais simples até as mais complexas a liderança sendo usada de forma errada. Abuso, autoritarismo e soberba. O ruim disso tudo, temos que aguentar de boca calada, e pior ainda é que quando saímos da "galera do fundão" e assumimos, fazemos as mesmas coisas.

Moderação - Virtude de permanecer na exata medida. Afastamento de todo e qualquer excesso.
Liderança - Relativo a líder. Comando, direção, hegemonia
Sabedoria - Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução;

Junte essas três palavras, resultado? Poder. Agora ajuste suas definições, elas são usadas na prática? Não.
O que eu quero dizer, é que saibam usar com cautela os seus poderes. Seja na sua vida, seja no seu universo. Poder não é para todos, é para quem pode. As conseqüências erradas, que certamente virão, caso haja mau uso, são destrutivas. Você que um dia entrou pela porta da frente, saíra no esgoto da última rua do bairro. Saiba usar as definições dessas palavras que compõem o poder. São vírgulas que determinam o líder e não os pontos. Para dar ponto final não precisa de muita coisa.

(Não generalizo os grandes líderes nesta questão, há sempre exceções, esses deveriam dar aula)

Gostaria neste último momento deixar uma reflexão que me passaram há dois anos atrás, quando assumi a liderança de um grupo de tele-operadores de uma empresa.

Qual a semelhança entre Hitler e Jesus Cristo?

Os dois eram líderes, tinham o poder! Um sabia dar ponto e o outro vírgula.

4 comentários:

Vocês Vão Ter Que Engolir disse...

Adorei a definição de PODER.
É dificil (porem gostoso e irresistivel) te-lo na mão.
Todo mundo corre atras dele, mais é para poucos.
Espero que ele (o poder) me encontre me domine e o principal ME DE MUITO DINHEIRO
Prometo fazer bom uso.
zhuahzuazhauzhahzu
Abraço

Mother disse...

Nossa! você realmente tem feito o dever de casa e está se superando. Realmente, sem generosidade e humildade não há liderança.
E até podemos ter o "poder" e não o contrário. Parabéns mais uma vez, beijos.

Anônimo disse...

Filho , mais uma vez um grande tema . lembro de uma frase que diz o seguinte : Quer conheçer a verdadeira essencia do ser humano , dê poder a ele . Somente os preparados estão capacitados para te-lo , esses sim
saberão usá-lo . Tomara um dia eu possa sentir este gostinho .
Beijos , que Deus te Abençoe .

Unknown disse...

"Quer conhecer uma pessoa como ela realmente é? Dê a ela poder" Já ouviu essa expressão?
Ela é uma das mais corentes que eu já ouvi. O poder nas mãos erradas podem desencadear guerras e nas mãos certas operar verdadeiros milagres. Mas quantas vezes vimos o poder nas mãos certas?!?
Difícil contar em mais que uma mão!
Muito bom tema, ótimo texto, belas palavras, já soa meio repetitivo isso aki, mas é a pura verdade!
Parabéns mais uma vez
bjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...