terça-feira, 12 de julho de 2011

Valores de merda

Para onde foram os valores e princípios jornalísticos? Por onde se perdeu a imparcialidade da imprensa? Até que ponto o sensacionalismo superará a vontade de venda e acessos? E a vergonha na cara, virou hábito?

Essas perguntas pairam sobre a minha cabeça sempre que vejo uma manchete com um título recheado de má intenção em busca de aguçar a imbecilidade humana...

A imprensa, tão temida, anda perdendo muito espaço para as mídias livres, no qual você vai atrás do seu conteúdo, e não como na tv, vomitam informações sobre você. Para superar está perda, ao invés de capricharem em uma boa matéria ou algo realmente relevante, busca apelar em seus portais e capas. Sim, APELAR! As mídias fechadas andam tão desesperadas que não sabem mais por onde recorrer, essa podridão de notícias que vemos diariamente nada mais é do que uma última esperança em conquistar "novos" leitores. Informar pessoas e construir opiniões não é o mesmo que fazer piadas, não pode ter alvo, não deve prejudicar imagens e ter um forte compromisso com a verdade.

Verdade que está sem moral. A todo ataque há defensores, a toda defesa há atacantes, e por essas e outras que o sensacionalismo nunca deu certo e nunca dará. A imparcialidade a cima de tudo busca conquistar a todos, sem separar grau, número e gênero, mas fazer manchetes agressivas sobre alguém ou algo, é uma burrice sem tamanho.

De fato a imprensa deu descarga em seus compromissos e valores em troca de dinheiro, prestígio e sucesso. Não soube se reiventar com qualidade a uma nova geração que busca ferozmente por bom conteúdo. Faltam ajustes, ainda há tempo para respirar, só que a hora de se mexer é agora, uma última geração que "aprecia" este tipo de chamada dentre 30 a 40 anos não estarão disponíveis para comprar e absorver essas merdas.

Posso não ser o gênio do assunto, mas sou consumidor assíduo de informação, seja no papel, seja na internet, deixo uma dica para imprensa: Mudem, faça o conteúdo valer a pena e não a chamada, conteúdo é o que vende, é o que dá dinheiro... Uma bela chamada desaparece com o tempo, um excelente conteúdo vive, e lucra, para sempre. Mostre aos jovens porque é importante o compromisso com a verdade jornalística. Abracem novamente seus valores, pois se a imprensa existe hoje, foi por sua importância no passado. Sejam autênticos e originais, busque o algo a mais em tudo que for exibido. Dê espaço a quem quer participar e tem potencial, a mídia de hoje e do futuro será feita por nós, leitores e consumidores e não por vocês. Saibam se retratar quando errarem, pedir desculpas não é feio. E por último, matem o sensacionalismo em uma nação conturbada como a nossa, é o que menos precisamos.

2 comentários:

REGINALDO disse...

Não vou polemizar sobre várias questões, nem porque concordo com o artigo. Infelizmente percebo que pelo próprio amadurecimento, por consumir tanta informação, hoje sou mais seletivo e criterioso, agora me preocupo com as novas gerações, que não tem com discernir estas diferenças da informação. Amigo, é muita raça de opinião própria e de venda atrelada!!!Seja de uma idéia, de um projeto, de uma pessoa, como já é feito mais abertamente com os produtos de consumo.

Mother disse...

Verdadeiramente é um tema polêmico e se realmente não for filtrado, entra qualquer coisa na sua casa. Hoje abro o site que leio sempre e vejo: que um condômino vai ter que indenizar um casal que faz barulho quando faz sexo porque expôs a intimidade do casal.... E a lei do silêncio, do pudor... bem, comentários a parte como meu amigo disse, você tem que ir atrás da notícias por um motivo, uma busca, porque se olhar aleatoriamente, pode ficar apenas com "dois" olhos (rs). Perdoe, mas não pude evitar rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...