quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E ai? Vai querer?

Não sou O CARA do assunto, mas é um tema que anda dando muito o que falar na atualidade. Então darei o meu pitaco.

Sustentabilidade, como diz a palavra, algo sustentável. Mas por que isso é tão importante? Vou listar os tópicos que dão base a essa importância!
  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Socialmente justo
  • Culturalmente aceito
Você cidadão está preparado para aceitar essas condições? Creio que sim, é bom para todos. Mas você, o mesmo cidadão está preparado para agir, para colocar a mão na massa? Essa é a pergunta chave.
Um dos maiores baques políticos dos últimos tempos, vem com essa palavra, sustentabildade. Uma proposta revolucionária que mudaria toda uma base estruturada e emperrada a anos no nosso país. Um sonho possível, e já provado em algumas empresas. Algo que pode realmente salvar o país da lama em curto prazo. Mas porque não engrena, não cria raiz? Abaixo vou citar alguns fatos e verdades, que vai doer em muita gente e até em mim.

Nossa população, nosso povo e se preferir, nossos companheiros, não estão muito afim de colocar a mão na massa. A sustentabilidade exige de nós, uma base de consciência social e ambiental, mas a anos não nos preocupamos com isso, é algo que se esconde na sombra da economia. Somos submetidos a um pensamento de que se pagamos impostos, já fazemos o nosso dever. Está certo dizer que nossos impostos são abusivos, mas é a mesma coisa de que pagar nossas contas mensais e não lavar sequer as nossas louças.

Aquela história de dar o peixe ou ensinar a pescar, caiu quando cedemos ao bolsa familia, o vale gás, o bolsa escola, o vale cachaça e por ai vai. Pior ainda, aplaudimos, achamos o máximo, e que algo foi feito. Pura ilusão. Demos muitos peixes, e agora ninguém quer pescar, só quer mais e mais peixes, formamos parasitas ao invés de cidadãos.

Sustentabilidade está longe de ser uma realidade no nosso país, infelizmente, pela incompetência e burrice dos nosso governantes e pela base cultural falha da nossa população. Todas as empresas auto sustentáveis aumentam seus lucros todos os anos, faturam o máximo que podem e tem o gasto mínimo. Imaginem isso em nível nacional, mais empregos, menos impostos, ecologicamente correto, um faturamento maior, e claro, uma grande credibilidade internacional.
As bases da sustentabilidade estão longe de nós, a confiança em nossos políticos, está pra lá de Bagdá. E a dos políticos com a população também. E sim, precisamos virar essa mesa. Como disse, é bom para todos. Boa e má índole todos temos um pouco. Sendo um pouco individualista, não precisa pensar nem no próximo para que sustentabilidade dê certo, fazendo o seu e pensando no seu, já está de bom tamanho.

Essa questão está longe de acabar, mas hoje já expressei bastante o meu pitaco. Esse assunto volta, mais pra frente. Quem sabe, em uma possível reviravolta.

4 comentários:

Vocês Vão Ter Que Engolir disse...

Se todos colaborarem vai dar certo. Temos que ter força de vontade!
Abraço

Mother disse...

Concordo com o que disse que devemos fazer o nosso. Eu penso até em verdadeiro "egoísmo". O egoísmo tem que ter seu lado positivo. Se eu faço por mim e cada um faz por si, sem tirar ou pisar no outro, a soma é positiva, de cada um cuidar de seu lixo, de seus problemas, de sua casa, de seus filhos, de seu trabalho, usando "seu" no sentido de total possessividade, tudo fica mais clean. O problema real é esse mesmo, cuidar da vida dos outros e transferir responsabilidades... ai, meu filho, não tem sustentabilidade que aguente. Vamos voltar a falar sim deste tema, muito interesse e que só agrega. Beijos

Anônimo disse...

Filho , quando se fala em sustentabilidade , penso que é aquilo que voce planta para colher ao longo dos anos , usando todos os recursos possiveis para que não prejudique as pessoas e o planeta .Quando se fala de individualismo ou egoismo , penso que devemos ser solidários com os outros em geral , mas ser egoista também não é tão ruim assim , veja o caso dos parasitas , pessoas lutam como feras no dia dia para conquistar seu espaço e outros esperam sentados o bonus da hipocrisia (estes malditos vales do governo ). Uma grande ferramenta que poderia servir de incentivos para aqueles que realmente merecem .
Texto muito bom , Te amo e que Deus te Proteja.

Na Ativa blog disse...

nossa muito interessante teu post . parabééns . e se todos fizermos um pouco ! iria ajudar muito !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...