terça-feira, 12 de julho de 2011

Valores de merda

Para onde foram os valores e princípios jornalísticos? Por onde se perdeu a imparcialidade da imprensa? Até que ponto o sensacionalismo superará a vontade de venda e acessos? E a vergonha na cara, virou hábito?

Essas perguntas pairam sobre a minha cabeça sempre que vejo uma manchete com um título recheado de má intenção em busca de aguçar a imbecilidade humana...

A imprensa, tão temida, anda perdendo muito espaço para as mídias livres, no qual você vai atrás do seu conteúdo, e não como na tv, vomitam informações sobre você. Para superar está perda, ao invés de capricharem em uma boa matéria ou algo realmente relevante, busca apelar em seus portais e capas. Sim, APELAR! As mídias fechadas andam tão desesperadas que não sabem mais por onde recorrer, essa podridão de notícias que vemos diariamente nada mais é do que uma última esperança em conquistar "novos" leitores. Informar pessoas e construir opiniões não é o mesmo que fazer piadas, não pode ter alvo, não deve prejudicar imagens e ter um forte compromisso com a verdade.

Verdade que está sem moral. A todo ataque há defensores, a toda defesa há atacantes, e por essas e outras que o sensacionalismo nunca deu certo e nunca dará. A imparcialidade a cima de tudo busca conquistar a todos, sem separar grau, número e gênero, mas fazer manchetes agressivas sobre alguém ou algo, é uma burrice sem tamanho.

De fato a imprensa deu descarga em seus compromissos e valores em troca de dinheiro, prestígio e sucesso. Não soube se reiventar com qualidade a uma nova geração que busca ferozmente por bom conteúdo. Faltam ajustes, ainda há tempo para respirar, só que a hora de se mexer é agora, uma última geração que "aprecia" este tipo de chamada dentre 30 a 40 anos não estarão disponíveis para comprar e absorver essas merdas.

Posso não ser o gênio do assunto, mas sou consumidor assíduo de informação, seja no papel, seja na internet, deixo uma dica para imprensa: Mudem, faça o conteúdo valer a pena e não a chamada, conteúdo é o que vende, é o que dá dinheiro... Uma bela chamada desaparece com o tempo, um excelente conteúdo vive, e lucra, para sempre. Mostre aos jovens porque é importante o compromisso com a verdade jornalística. Abracem novamente seus valores, pois se a imprensa existe hoje, foi por sua importância no passado. Sejam autênticos e originais, busque o algo a mais em tudo que for exibido. Dê espaço a quem quer participar e tem potencial, a mídia de hoje e do futuro será feita por nós, leitores e consumidores e não por vocês. Saibam se retratar quando errarem, pedir desculpas não é feio. E por último, matem o sensacionalismo em uma nação conturbada como a nossa, é o que menos precisamos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...