terça-feira, 24 de agosto de 2010

Piada Política

Os políticos querem que levemos a política a sério! E deveríamos, mas quando o horário eleitoral entra no ar, assistimos uma sessão com uns 100 comediantes de stand-up. A grande maioria dos candidatos são piadas prontas! Não precisa de chacota ou ironia de humoristas, para que eles se ridicularizem em rede nacional.

A piada vem tão explicita, que chega a ser impossível avaliar propostas. Primeiro pelo pouco tempo de cada candidato, segundo pelo tom de sarcasmo e ironia dos mesmos. A palavra dita de cada um, soa tanto com arrogância e prepotência quanto a de um patrão caxias! E não se dão conta que na realidade, eles não passam apenas de nossos empregados.

Gozam de imunidade parlamentar, recebem um salário absurdo, e contam piadas no horário eleitoral. Está é a profissão político! Há exceções, em todas as regras, mas nesse caso esta difícil de achar. Talvez esse destaque, seja abafado, ou simplesmente, está pagando o preço de não seguir as "regras" políticas.

Como vamos levar isto tudo a sério? Onde os representantes levam tudo "nas coxas" e usam todo o seu improviso para cantar parodias e frases de efeito! A nossa superação sobre está seriedade deve ser levada em conta, e submetida a esse obstáculo, mas como iremos avaliar? Por aquele que conta a pior ou a melhor piada?

Está difícil, eu sei! Temos pela frente um mês para decidir, entre, presidente, governador, senadores (dois), dep. estadual e dep. federal. São seis escolhas importantes para nós, são seis escolhas aleatórias para o poder. Afinal, sai ano, entra ano, e parecemos entrar em um looping infinito, onde estacionamos na profundidade da aceitação e da "liberdade de expressão" política.

A desistência populacional, é a vitória política. O mecanismo está pronto a anos, e com isso ele usam e abusam do que querem e podem fazer conosco. Há anos e eleições tentamos dar um chega nessa grande peça de teatro, onde os humoristas somos nós, os comediantes são eles, e a platéia também somos nós. Escrevemos o nosso destino, para que eles o façam, e para que fiquemos sentados assistindo sem poder respirar.

Está na hora de parar de apenas votar. Está na hora de ser diretor, de agir e de cobrar, e não somente as minorias, todos nós! Para quem vive do "dever" e do "lazer" é bom ter consciência que piadas políticas são nossa obrigação e não nosso entretenimento.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eis a questão...

Eu não vou falar de política agora... Acho muito cedo para formar uma opinião final; para dar um pitaco consistente, firme e que tenha uma base realmente lógica, ao contrário de especulações e possibilidades! O post dessa semana, vai ser sobre uma situação ocorrida no post passado! Um relato visto amplamente. Não sei onde isso vai dar, mas parece ser bem divertido.

Quem acompanha o Pitacos da Atualidade, sabe que o post da semana passada foi sobre a censura no humor (quem não leu, clique aqui). O fato ocorrido que desejo botar em pauta é o seguinte: eu tenho uma série de parceiros e ferramentas de divulgação. Uma delas, os linkadores (ferramentas onde seus artigos são anexados e divulgados), para este eu enviei a foto que consta a palavra CENSURADO e o título do post.

E para minha surpresa, 500 visitas em um único dia. O pico mais alto de visitas do blog, e sabem por que? Curiosidade. Muitos desses visitantes, são aqueles para-quedas. Caíram aqui sobre nenhuma pretensão e mataram suas dúvidas, sobre aquela imagem e título. Se ficaram satisfeitos ou decepcionados, não sei... Só sei que não deixaram comentário algum.
O que nos leva dentro dessa curiosidade padrão, em que temos as vezes por vicio?! Isso sim é uma incógnita, uma daquelas questões que nem a ciência pode explicar. A nossa dúvida consolidasse em curiosidade, e as vezes vem aquele ditado "a curiosidade matou o gato", será?

Creio que está quantidade de pessoas, internamente, acreditaria em algum propósito para tomar uma conclusão "precipitada" e clicar no link, seja ela, pornográfica, cultural, musical, humorística... Afinal, a censura pode abranger tudo isto e mais um pouco! Mas o que realmente me intriga, é em saber que a curiosidade não está diretamente ligada a questão!

Ser uma pessoa curiosa, não significa prontamente que és um questionador. E eu tenho essa base justamente por não ter recebido nenhum comentário dessas visitas. E isto que é ruim. A questão caiu, quando a dúvida não foi satisfatória, então, não é preciso ter seqüência para o que não interessa. Só que a matemática é simples. Peguem está formula que ditei agora, tirem ela da internet, e coloquem ela na vida real.
Imagine alunos, cidadãos, governantes e trabalhadores, curiosos e que não se perguntam. Alias, não é tão difícil assim de se imaginar, vivemos dentro desta questão. Essa é a ferida que tanto me incomoda, se as pessoas tem dúvidas, por que não as colocam em pauta? Não abrem a bendita boca, ou usam as magníficas mãos para se expressar? Pelo simples fato de não ser satisfatório ao seu gosto?! Faça-me o favor. É o mesmo de o seu parceiro não lhe satisfazer sexualmente e você ficar quietinho fingindo que esta tudo legal!

Não seja omisso, pare um minuto, e questione-se sobre o porque das coisas. E PERGUNTE! Ignorantes, achando que vão descobrir tudo sozinho e que as perguntas não servem para nada, temos aos montes por ai.

Deixo está grande questão a todos e inclusive para mim, com está colocação!

"Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje."
Franklin Roosevelt

Salve o Planeta #8

Vamos colaborar, vamos salvar o nosso planeta!


Salve o Planta (save the planet)
Reciclagem

(clique na imagem para ampliar)

Mais informações sobre o assunto, acesse a fonte que está indicada no cartaz.

Um forte abraço a todos e consciência!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

É proibido sorrir!

E está em vigor a maior BABAQUICE dos últimos tempos! O humor está proibido de fazer, sátiras, piadas, caricaturas, brincadeiras e bla bla bla, com os políticos em época de eleição. Censura, e na cara dura. Como o meu blog não é de humor, e eu não estou nem um pouco afim de fazer sátiras, piadas ou coisas do tipo la vai mais um pitaco para vocês.

A política mostrou ser muito eficiente quando quer, o tempo em que essa lei entrou em vigor foi um recorde. E essa eficiência besta é que revolta. Uma frase que escutei agora pouco, saindo da boca do tão safo, Marco Luque (um dos apresentadores do CQC - Programa Jornalístico/Humorístico) que define praticamente o que é essa censura para nós espectadores: "Vocês políticos querem que paremos de fazer piadas? É só parar de fazer a gente de palhaço!"
E é nesse mérito da palhaçada, não só para o humor, mas com todos nós, que entra o grande X dessa questão. O humor ao longo dos anos vem mudando e diga-se de passagem, formando opiniões. E diante destes fatores, mostrando verdades através de inteligência! Humor incomoda, quando a vitima é o outro, beleza, mas quando é no nosso calo, acaba a graça. Vem aquele velho e feio ditado popular. Pimenta no c* dos outros é refresco!

Eu, particularmente, fico muito indignado com muitos problemas em que infelizmente não temos voz ativa ainda para enfrentar. Mas censura é uma coisa enterrada, que se foi junto com a Ditadura, e que é totalmente contra a democracia em que vivemos, me arrisco a dizer que é até inconstitucional!

Sim, sofremos ainda com a manipulação em grandes plataformas de comunicação, jornais podem isso, tv's podem aquilo, internet... Mas é inadmissível essa cara de pau em épocas de eleição. É de engolir seco.
Eu fico me imaginando, no dia em que eu não poderei mais escrever sobre o que eu bem entender no MEU blog. Em que uma lei ativa, me proíba de falar de sexo, nazismo, ou preconceito... Isso por que são assuntos polêmicos, mas política? Um assunto que deve ser o mais transparente e límpido possível e estão proibindo de fazer piadas com ele. É de alto nível de seriedade? É! Sexo também, religião também. Acho que entenderam o recado né?

A política botou um nariz de palhaço em nós, e quem está rindo da piada agora, são eles. Mais uma queda de braço onde o "parlamento", a "justiça" e o "direito" venceram. Claro, para o bem deles.

(Um amigo e parceiro fez uma postagem sobre este assunto semana passada, se quiserem compartilhar de outra visão sobre o tema, é só CLICAR AQUI) Vocês Vão Ter Que Engolir - por Felipe Abib

Salve o Planeta #7

Vamos colaborar, vamos salvar o nosso planeta!


Salve o Planta (save the planet)
Óleo de cozinha e o meio ambiente

(clique na imagem para ampliar)

Mais informações sobre o assunto, acesse a fonte que está indicada no cartaz.

Um forte abraço a todos e consciência!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E ai? Vai querer?

Não sou O CARA do assunto, mas é um tema que anda dando muito o que falar na atualidade. Então darei o meu pitaco.

Sustentabilidade, como diz a palavra, algo sustentável. Mas por que isso é tão importante? Vou listar os tópicos que dão base a essa importância!
  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Socialmente justo
  • Culturalmente aceito
Você cidadão está preparado para aceitar essas condições? Creio que sim, é bom para todos. Mas você, o mesmo cidadão está preparado para agir, para colocar a mão na massa? Essa é a pergunta chave.
Um dos maiores baques políticos dos últimos tempos, vem com essa palavra, sustentabildade. Uma proposta revolucionária que mudaria toda uma base estruturada e emperrada a anos no nosso país. Um sonho possível, e já provado em algumas empresas. Algo que pode realmente salvar o país da lama em curto prazo. Mas porque não engrena, não cria raiz? Abaixo vou citar alguns fatos e verdades, que vai doer em muita gente e até em mim.

Nossa população, nosso povo e se preferir, nossos companheiros, não estão muito afim de colocar a mão na massa. A sustentabilidade exige de nós, uma base de consciência social e ambiental, mas a anos não nos preocupamos com isso, é algo que se esconde na sombra da economia. Somos submetidos a um pensamento de que se pagamos impostos, já fazemos o nosso dever. Está certo dizer que nossos impostos são abusivos, mas é a mesma coisa de que pagar nossas contas mensais e não lavar sequer as nossas louças.

Aquela história de dar o peixe ou ensinar a pescar, caiu quando cedemos ao bolsa familia, o vale gás, o bolsa escola, o vale cachaça e por ai vai. Pior ainda, aplaudimos, achamos o máximo, e que algo foi feito. Pura ilusão. Demos muitos peixes, e agora ninguém quer pescar, só quer mais e mais peixes, formamos parasitas ao invés de cidadãos.

Sustentabilidade está longe de ser uma realidade no nosso país, infelizmente, pela incompetência e burrice dos nosso governantes e pela base cultural falha da nossa população. Todas as empresas auto sustentáveis aumentam seus lucros todos os anos, faturam o máximo que podem e tem o gasto mínimo. Imaginem isso em nível nacional, mais empregos, menos impostos, ecologicamente correto, um faturamento maior, e claro, uma grande credibilidade internacional.
As bases da sustentabilidade estão longe de nós, a confiança em nossos políticos, está pra lá de Bagdá. E a dos políticos com a população também. E sim, precisamos virar essa mesa. Como disse, é bom para todos. Boa e má índole todos temos um pouco. Sendo um pouco individualista, não precisa pensar nem no próximo para que sustentabilidade dê certo, fazendo o seu e pensando no seu, já está de bom tamanho.

Essa questão está longe de acabar, mas hoje já expressei bastante o meu pitaco. Esse assunto volta, mais pra frente. Quem sabe, em uma possível reviravolta.

Salve o Planeta #6

Vamos colaborar, vamos salvar o nosso planeta!

Salve o Planta (save the planet)
A extinção da Flora

(clique na imagem para ampliar)

Mais informações sobre o assunto, acesse a fonte que está indicada no cartaz.

Um forte abraço a todos e consciência!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...